Clima Organizacional e sua importância no seus resultados

Em um mundo de transformações e de competitividade faz com que as organizações preocupem com o bem estar dos colaboradores e também com o clima organizacional.

A pesquisa de clima organizacional é um instrumento que visa colher percepções dos colaborados nas diversas dimensões como: remuneração, relacionamento com colegas e gestores; imagem da organização com os stakeholders, treinamento e desenvolvimento de pessoal; instalações e utensílios de trabalho, segurando e qualidade de vida.

Percebe-se, que o atual ambiente é bastante propício para a aplicação dessa metodologia e cada vez mais as organizações estão investindo nessa ferramenta para colher os dados que servirão para a melhora contínua do ambiente de trabalho.

A utilização dessa metodologia traz alguns benefícios para a organização tais como:
Melhora o convívio e as relações pessoais;
Identifica os pontos críticos para ações de melhoria;
Estimula ações de feedback entre as pessoas;
Elenca os pontos fortes da organização;
Identifica necessidade de desenvolvimento pessoal e organizacional.

Ainda, a pesquisa de clima é um instrumento que não identifica o respondente e percebe-se que as respostas são verdadeiras o que demonstra as percepções dos diversos colaboradores para as dimensões pesquisadas.
Por fim, o instrumento visa ainda sugestões e essas têm sido de grande contribuição para as organizações que buscam a melhoria contínua do ambiente de trabalho.

Alguns clientes compartilham que obtiveram uma melhora considerável no clima organizacional, após a aplicação da pesquisa e implantação do plano de melhorias para as dimensões com baixo desempenho.

Conheça um pouco mais dessa importante ferramenta para a melhoria contínua dos processos e do ambiente organizacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *