A preocupação com a melhoria na qualidade em uma instituição de saúde decorre de múltiplas causas: reinvindicações dos profissionais, usuários conscientes, reorganização de custos de manutenção, recursos limitados ou imposição normativa.
No Brasil, desde a disposição da lei 13003 em 2014, a acreditação da qualidade em uma instituição de saúde passou a ser obrigatória.
Tal exigência, a principio, parece um obstáculo imposto. No entanto, pode e deve ser empregado como uma ferramenta estratégica para apoiar o desenvolvimento e a melhoria contínua das instituições de saúde e consequente resultado para a população.
Além disso, com um bom assessoramento, o processo de acreditação de qualidade pode trazer outras vantagens para a organização, além da segurança para seus trabalhadores, para seus pacientes e acima de tudo para sustentar o crescimento, já que confirma o compromisso de responsabilidade, trazendo prestígio e dando suporte para a criação e uma nova cultura organizacional.
Acreditação da qualidade é um passo para dentro do seu negócio, olhando os detalhes, organizando os processos, sistemas, aumentando a produtividade e reduzindo os custos, superando as dificuldades tornando a organização mais forte, saudável e rentável, com a aplicação da qualidade efetiva em todos os seus processos.
Faça um planejamento e se necessário, busque ajuda externa, e não descarte o apoio de profissionais especializados no assunto, já que para a correta implementação das politicas, o trabalho de um consultor externo é fundamental, auxiliando o traçar da estratégia e aumentando a confiança e segurança da sua gestão.