Seu Currículo na era da #Hashtags

No começo do ano, aumentam sensivelmente as ofertas e oportunidades de trabalho. Então, se você está a procura de um emprego ou procurando um novo desafio, este é o momento certo para observar o mercado.

Pensando nisso, muitas dúvidas aparecem: Meu currículo está bom? O que falta para alcançar uma outra posição? O Que colocar ou não? Coloco foto?  E quanto minhas competências: o que destacar?

È só você iniciar uma busca na internet para observar a quantidade de artigos com dicas sobre como elaborar um bom currículo.  Vários manuais, inclusive, muito bem elaborados sobre modelos, estética, o que registrar o que não colocar.

No entanto, há pouco sobre a assertividade do currículo.

Primeiro Passo: Analisar o percentual de retorno dos envios.

Um teste básico, para saber se seu currículo esta bem elaborado é fazer uma estatística do numero de envios que você fez e do numero de retornos que você teve.  Se tiver um retorno abaixo de 20% das remessas, você precisa prestar atenção, pois o currículo ou não deve estar bem elaborado ou, pior que isso, você esta se candidatando a posição errada!

Coerência entre experiência de fato e Descrita:

Antes de tudo, o currículo precisa ter o conteúdo adequado a seu perfil.  As informações de conhecimentos e experiências devem ser devidamente descritas e coerentes.

Relacione adequadamente as suas experiências, seus conhecimentos e responsabilidades. Se você é júnior, não diga que é sênior; Se o inglês é básico, não tente achar um termo e enganar o entrevistador. Lembre-se que você pode até ser chamado para a entrevista, mas provavelmente não passará no teste, perderá seu tempo e também roubará tempo de outras pessoas.

Em minha experiência, já cansei de ler currículos, cuja experiência profissional, conhecimentos e responsabilidade, não condizem com o cargo exercido. Ou seja, numa leitura básica, se pode concluir que se o candidato tivesse toda aqueles conhecimentos e experiência que relatou, provavelmente não estaria no cargo de analista e sim de gerente, e/ou muito provavelmente não teria sido demitido.

Analise a Vaga Oferecida:

Candidate-se a posição certa! Observe nos anúncios o que esta sendo solicitados, leia mais de uma vez, analise todos os detalhes e verifique se você efetivamente tem o perfil para aquela oferta.

Diz o ditado, que o cargo é como se fosse um sapato, e o candidato tem que ter o pé com o numero certo. Se o cargo é 40 e você tem o pé 38, ou seja, o cargo é para Diretor e você é Coordenador, não vai dar certo. Por outro lado, se você tem o pé 40 e cargo é 38, você vai sobrar na posição e, provavelmente, se frustrará em pouco tempo.

Verifique o seguimento da empresa anunciante. Se você tem uma grande experiência no seguimento comercial, você terá mais sucesso buscando vagas nesse seguimento e não no seguimento agropecuário ou industrial.

Destaque os seus Pontos fortes:

Avalie minuciosamente o anuncio para verificar se você tem boa parte do perfil anunciado. Anote os pontos solicitados e procure destacar esses pontos com maior ênfase no seu currículo, por exemplo: se a vaga pede conhecimento em ABAP, e você trabalhou com SAP e tem essa experiência, destaque no currículo “SAP com experiência em ABAP”.

Lembre-se das Hashtags:

Estamos na era das hashtags! Você NÃO deve adicionar o símbolo da cerquilha “#” no seu currículo, mas é preciso observar que boa parte dos processos de seleção, principalmente os de filtragem de currículos, são feitos eletronicamente. Assim, se você não destacar o que esta sendo solicitado na oferta da vaga, muito provavelmente, não será convocado para uma entrevista.

Sabemos que quando você busca emprego, você está ansioso para ter resposta e encontrar uma posição que atenda seus anseios pessoais. Lembre-se que seu tempo não é o mesmo tempo das organizações, de nada adianta encaminhar seu currículo para todas as ofertas só para ver se da certo.

Foque em buscar oportunidades condizentes com a sua experiência e interesses profissionais. Tenha paciência, dedicação, foco e, acima de tudo, confie e mantenha sua autoestima que a oportunidade desejada chegará!

Por fim, se você tem um bom retorno das remessas, mas ainda não conseguiu a vaga, é sinal claro de que o seu currículo está bem elaborado, no entanto você precisa verificar o seu desempenho nas entrevistas. Mas isto é assunto para uma próxima conversa.