3 Principais competências de um bom líder.

Ao contrario do que muita gente pensa, ainda que você não tenha uma posição de liderança no seu trabalho, você exerce liderança todos os dias da sua vida; Isso porque a liderança não esta somente relacionada ao cargo mais sim ao papel que executamos diariamente, independente do cargo que ocupamos.

No âmbito empresarial esse assunto é supervalorizado, pois de acordo com a maneira que a pessoa exerce o papel de liderança, suas ações afetam não só a sua equipe ou seu resultado pessoal mais e, principalmente, a estratégia e o crescimento da própria empresa.

Os milhões de livros que encontramos sobre o assunto dizem que temos que desenvolver um montão de habilidades e você nunca sabe por onde começar. Pensando nisso, a Alof Consultoria separou para você três habilidades indispensáveis para que você seja um bom líder (e te daremos dicas de como melhora-las).

líder

 

Visão Estratégica do negócio – é a capacidade de compreensão global do ramo de atuação da empresa. Para desenvolvê-la você tem que, primeiro, estar interessado na área de atuação da empresa e ter conhecimento sobre ela, seja específico como global (informando-se em jornais ou sites sobre o setor).
Você tem que saber sobre o ramo de atuação da sua empresa, como o mercado esta agindo e como a sua empresa se posiciona ou não no mercado. Com isso, você terá mais capacidade na hora de tomar decisões e as suas decisões serão de maior qualidade, possibilitando a resolução de problemas com perspectiva do negocio.

Gestão de pessoas – diferente do que você escuta por aí, a gestão de pessoas vai além do trabalho no capital humano, delegando e formando sua equipe. A gestão de pessoas também é a habilidade de entender as necessidades de cada um, trabalhando para envolver e estimular a equipe em objetivos comuns, com a finalidade de trazer maior resultado para a organização.

Habilidade Política – A habilidade Política nada mais é que saber como atuam as pessoas dentro das organizações e, dessa forma poder conversar, negociar e transitar em todos os níveis da organização. Saber estar bem como todo mundo possibilita maior conhecimento organizacional e traduz uma habilidade de trabalhar com temas complexos, já que essa habilidade te permite “prever” as pedras no caminho e a melhor forma de atuação nesses temas.

Ainda que poucos livros citem a habilidade política, consideramos que essa é uma das principais competências que deve ter um grande líder e, costuma ser, a maior deficiência da maioria deles. Muitas pessoas acreditam que essa habilidade é intrínseca ao ser humano, ou seja, você tem ou não tem. Mas a Alof acredita que você pode desenvolvê-la, ainda que seu aprendizado requeira grande esforço.

No final das contas, desenvolver essas habilidades podem ajudar você não só a conseguir uma promoção, já que você também exerce a liderança da sua vida todos dias, atuando em diferentes aspectos pessoais, melhorando os seus resultados e melhorando com ser humano! #todossomoslíderes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *